Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on Jun 13, 2014 in Destaque, Dicas | 1 comment

As 8 dicas que vão facilitar o teu início no CrossFit

As 8 dicas que vão facilitar o teu início no CrossFit

Temos o previlégio de termos muitas pessoas a começar no CrossFit Matosinhos, que estão agora a iniciar-se neste mundo novo do CrossFit.
Aqui ficam 8 dicas que eu gostaria que alguém me tivesse dado quando eu comecei:

  1. Dar cabo das mão a fazer pull-ups ou kettlebell swings, não é fixe! Nem ficamos mais ‘badass’ por termos as mãos todas estragadas. A consistência é a chave para ter resultados (no CrossFit ou noutra coisa qualquer), e mãos magoadas significa que não vamos poder treinar durante uns dias, e isso nunca é bom. Creme reparador, algum tipo de proteção até as nossas mãos se habituarem, tratar regularmente dos calos, e algum cuidado para não fazer 100 pullups seguidas nos primeiros tempos e vão ver que essas mãos estarão sempre preparadas para o próximo WOD.
  2. Vamos ser muito maus em muitas coisas (ou mesmo em todas!). Todas as pessoas que começam no CrossFit, vão ter dificuldades em alguma coisa e em muitos casos, em quase tudo (double unders?). Se não estás preparado para isso (o nosso ego nem sempre gosta disso! ), vais passar por um mau bocado. Mas se gostas do processo de vencer dificuldades, de evoluir todos os dias, de conquistar pequenas vitórias e de ver os resultados através de consistência, então vais adorar esta jornada!
  3. Não tenhas a língua de fora quando fazes pull-ups ou qualquer tipo de press! Pode parecer um bocado parvo, mas em determinada altura, vamos bater com o queixo na fase descendente do pull-up ou com a barra ao fazer um press, e se a língua estiver entre os dentes, vai doer!
  4. Não é possível compensar uma má dieta com mais treino. Não é preciso seguir religiosamente a dieta Paleo ou Zone, mas melhorar a nossa alimentação, comendo cada vez mais alimentos ricos em nutrientes e naturais (sem grandes processamentos), vai multiplicar de forma exponencial os resultados. Lembrem-se sempre do velho ditado: “Os abdominais fazem-se na cozinha e não no ginásio”.
  5. Não é preciso gastar uma fortuna em adereços. É claro que os calções oficiais da reebok, t-shirts, punhos, sapatilhas de treino, sapatilhas de weightlifting, meias até ao joelho e todas essas coisas são espetaculares, mas não são necessárias para fazer CrossFit. Estas são todas coisas que queremos ter, mas não são essênciais quando estamos a começar. Dito isto, pode acontecer que sejam como eu – se gastar dinheiro em alguma coisa, é mais uma forma de incentivo: “agora que gastei o dinheiro, tenho que usar o mais possível”, e dessa forma quando aquele musculo que nem sabiamos que tinhamos está a doer, é mais um incentivo para não faltar ao treino.
  6. Se treinam durante a manhã, tentem não ficar sentados o dia todo. Na verdade, para aqueles que trabalham sentados, aconselho vivamente a arranjarem forma de ter uma secretária que permita trabalharem em pé. Há cerca de um ano que o fiz, e a minha cadeia posterior e zona lombar, agradeceram muito por isso – notei muito progressos principalmente na minha mobilidade. Mas para quem treina de manhã isto é ainda mais importante: o nosso corpo está quente do treino e aí vamos nós arrefecer sentados, com os ombros e costas ‘arredondados’, e pescoço em posições estranhas.
  7. Não se esqueçam quando terminam o WOD, de incentivar as pessoas que ainda não terminaram. Só quando isto nos acontece a nós é que percebemos a diferença que faz! Já estamos no limite das nossa forças, mas ver que os nossos companheiros de ‘sofrimento’, que ainda mal recuperaram do seu esforço, estão ali ao nosso lado, dá uma energia extra incrível. Não se esqueçam – o WOD só acaba quando todos acabam e o último a acabar tem que ser o mais aplaudido. É esta a quintêssencia do CrossFit – os laços que se criam entre todos, o apoio, a camaradagem, a comunidade.
  8. Não sejam envergonhados! Esta malta do CrossFit adora conversar sobre CrossFit e sobre tudo o que possam imaginar. Tudo tem mais piada se for partilhado. Aproveitem todos os momentos para conhecerem as outras pessoas e para se divertirem.


Divirtam-se e boa jornada!

1 Comment

  1. Ótimas dicas! 🙂

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: