Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on Nov 3, 2015 in Clube de Corrida, Destaque | 0 comments

Corrida & CrossFit: o nosso Clube de Corrida

Corrida & CrossFit: o nosso Clube de Corrida

O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição, com registo em 776 a.C. nos Jogos Olímpicos da era antiga. É uma modalidade que perdura até a atualidade, devido à sua abrangência nos seus movimentos, característicos desde o Homem primitivo: correr, lançar, saltar, primeiramente como forma de sobrevivência e para caçar e atualmente como forma competitiva e de lazer. Os movimentos base (correr, saltar, arremessar), conseguimos encontrá-los em todos os outros desportos, futebol, basquetebol, andebol, voleibol… e claro está, também no CROSSFIT.
O lema olímpico “Citius, Altius, Fortius”, são três palavras em latim que significam, mais rápido, mais alto, mais forte. Conectando-se desta forma aos três movimentos base que estão presentes em todo o Desporto.

A ponte para o CROSSFIT

O atletismo abrange um treino das habilidades motoras condicionais, assim como coordenativas. Sendo assim, é totalmente compatível com o CROSSFIT.
Para os alunos de CROSSFIT, o treino da corrida irá servir como complemento de forma a sustentar a sua base da pirâmide de treino de condição metabólica.
Num patamar mais avançado (Competição), poderá trabalhar-se mais especificamente o treino metabólico, de forma a que o atleta possa melhorar a sua eficiência nos seus sistemas energéticos face aos diversos tipos de esforços, logo melhorando a sua performance em competição.

Uma das vertentes, e se calhar a mais evidenciada, do atletismo, refere-se às corridas, sejam elas de estrada ou de pista, de velocidade ou de meio-fundo e fundo.

Quem é o novo Treinador do Clube?

“O meu nome é Filipe Sousa, tenho 34 anos e um currículo desportivo de quase 25 anos de experiências em diversas modalidades, com maior destaque no atletismo. Foram diversos os títulos que marcaram o meu percurso desportivo quer como atleta quer como treinador.
Sou treinador de atletismo desde 2000, licenciado em Ciências do Desporto e frequento o último ano de Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo. Tenho também o Curso de CrossFit L1 Trainer.”

Filipe Sousa numa prova de Corrida com peso!

Filipe Sousa numa prova de Corrida com peso!

12120131_1041835859169569_3696911813450231383_o

Sobre o Clube de Corrida

Os treinos são ao Sábado de Manhã, Às 9:30h, onde irão treinar de uma forma convergente e estruturada a:

Prestação aeróbia

  • Potência aeróbia (até 12 minutos)
  • Capacidade aeróbia (superior a 12 minutos)

Prestação anaeróbia

  • Potência anaeróbia lática (até 10 segundos de esforço máximo)
  • Potência anaeróbia lática (20 a 50 segundos de esforço máximo)
  • Capacidade anaeróbia lática (60 a 120 segundos de esforço máximo)

Irão trabalhar a técnica de corrida assim como a postura correta em corrida, para que possam correr de uma forma mais eficiente.

“É meu objetivo criar um ambiente saudável no grupo, de entre ajuda, assim como juntar o grupo nas provas mais emblemáticas da nossa cidade, de forma a convivermos e mostrarmos ao mundo da corrida a nossa existência!

Temos já em Dezembro a S. Silvestre do Porto, ou seja, 10km de esforço para justificar as rabanadas Natalícias…

Vamos aos treinos!!”

Filipe Sousa

ssilvestre2015_banner-_470x300.jpg.470x300_q95 percurso_sscp_12

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: